sábado, 29 de janeiro de 2011

Enigmas do Sacada


Há alguns dias atrais lancei um desafio com o seguinte título aqui no blog :  Você é bom em testes mentais!?  Tenho a impressão de ter pegado pesado, uma vez que ninguém conseguiu responde-lo. A resposta a esse desafio estar postada em comentários.
Estarei viajando neste fim de semana e para não deixar meus queridos leitores sem conteúdo, deixarei um novo desafio na mesma corrente de raciocínio. Até segunda, tenham um ótimo fim de semana!


 Pergunta aos Mentirosos



Você estar em uma viagem e chega a uma bifurcação. Parados junto a essa bifurcação estão parados 3 (três) homens. Você não tem certeza sobre qual desses caminhos é o correto, mas estes homens sabem qual é. Um desses homens sempre diz a verdade, ao passo que o outro sempre mente e o último ora diz a verdade, ora mente. Eles sabem quem é quem, ou seja, quem mente ou fala a verdade, mas você não!
Se você pudesse fazer apenas uma pergunta para apenas um dos homens (escolhido ao acaso, pois você não sabe quem é quem), para obter uma resposta do tipo “sim ou não”, o que você perguntaria para decidir qual caminho seguir?



Fonte: Blog Racha Cuca

6 comentários:

  1. amanha eu respondo...to sem kerer pensar hj..kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Se eles sabem quem é quem, perguntaria a um deles se ele sabe quem sabe o caminho certo se dissese que sim é pq é o que diz a verdade, ou o cara do meio termo, no caso ja estaria meio caminho andado, agora deixo o resto da questao pros demais..

    ResponderExcluir
  3. Pow Caique mais ai vc teria gasto a sua única pregunta e ainda não saberia qual caminho seguir!

    Dica: é uma pergunta composta!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Escolha um dos homens e pergunte: “Caso eu lhe perguntasse se o caminho da esquerda leva ao lugar para onde estou indo, e você escolhesse responder a tal questão com o mesmo nível de verdade a que responde esta que lhe faço agora, você diria ‘sim’?

    O homem que fala a verdade, dirá ‘sim’, caso o caminho da esquerda seja o correto, e ‘não’, caso contrário. O mentiroso responderá o mesmo, uma vez que ele mentirá sobre onde leva o caminho da esquerda e mentirá sobre ‘mentir’. O último homem pode tanto falar a verdade quanto mentir, mas, de qualquer maneira, estará se comportando ou como o homem que fala a verdade, ou como o mentiroso, e, deste modo, acabará informando o caminho que é o certo, acertei Tarccisio?
    .

    ResponderExcluir
  6. Preciso dizer!? Pow mlk boa é isso! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidado Doutor!

Ao dar um conselho, tome Cuidado...
... Suas palavras podem conspirar contra você!